...
Search
EN PT ES

Exposição “Entre Maré e Alemão – Relatos Visuais do Cotidiano”

O Sesc Ramos recebe, até o dia 30 de agosto, a exposição “Entre Maré e Alemão – Relatos Visuais do Cotidiano”. Com curadoria de Francisco Valdean / Imagens do Povo, a mostra reúne a poética de fotógrafos e fotógrafas moradores dessas duas comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro. Os autores – Betinho Casas Novas, Bira Carvalho, Bruno Itan, Joseane Santana, Márcia Farias, Monara Barreto, Rodrigues Moura, Rosilene Miliotti e Veri-vg – , além do próprio Valdean – dedicam-se à documentação fotográfica da potência do universo cultural das regiões ondem moram, fugindo de estereótipos.

Dentro da programação da mostra, no dia 26 de julho, às 17h, será realizado o encontro “A imagem fotográfica do Complexo do Alemão”, com os fotógrafos moradores dessa comunidade. Já no dia 9 de agosto, o tema é “A imagem fotográfica do Complexo da Maré”, em que os fotógrafos dessa comunidade discutem as especificidades da região. Já no dia 30 de agosto, um encontro de encerramento reúne todos os fotógrafos e fotógrafas para uma roda de conversa onde serão abordadas “A favela nas narrativas fotográficas e musicais”.

Maiores conjuntos de favelas da cidade do Rio de Janeiro, os vizinhos Maré e Alemão guardam semelhanças que se refletem na seleção de 18 imagens que contam sobre a vida cultural, religiosa e cotidiana dessas localidades na última década. “Em geral, as regiões faveladas são representadas pelos estereótipos da pobreza ou da violência, mas nessa mostra fotográfica propomos uma rota diferente: apresentamos ao espectador uma favela pulsante e afetuosa. Buscamos uma experiência visual onde a documentação da vida cotidiana é o foco narrativo. As cenas representadas são de uma favela que brinca de bola, solta pipa, pula carnaval, assiste a jogos de futebol no meio da rua ou em bares. Uma favela que circula em transportes alternativos, uma favela artística e também profundamente religiosa”, afirma o curador Francisco Valdean.

Serviço:
EXPOSIÇÃO ENTRE MARÉ E ALEMÃO – Relatos Visuais do Cotidiano
Até 30 de agosto | 3ª a domingo, das 9h às 18h | Livre | Grátis
Sesc Ramos – R. Teixeira Franco, 38 – Ramos, Rio de Janeiro – RJ, 21060-130
Telefone: (21) 2290-4003

Encontros com fotógrafos
Horário: 17h às 19h
Local: Sala de vídeo – Sesc Ramos
Gratuito
Classificação livre

26 de julho – A imagem fotográfica do Complexo do Alemão
Um encontro no formato de roda para debater a fotografia produzida no Complexo do Alemão através da produção de fotógrafos moradores. Participantes: Betinho Casas Novas, Bruno Itan, Monara Barreto e Josiane Santana.
Fotógrafo mediador: veri vg

9 de agosto – A imagem fotográfica do Complexo da Maré
Um encontro no formato de roda para debater o tema da fotografia produzida no Complexo da Maré através da produção fotográfica de fotógrafos (as) moradores. Participantes: Francisco Valdean, Bira Carvalho, Marcia Farias, Rosilene Miliotti e veri vg.
Fotógrafa mediadora: Márcia Farias

30 de agosto – A favela nas narrativas fotográficas e musicais
Um encontro de encerramento onde todos os fotógrafos e fotógrafas serão convidados para uma roda de conversa onde serão abordadas as paisagens fotográficas e musicais. Participantes: Francisco Valdean, Bira Carvalho e Rodrigues Moura.
Fotógrafa mediadora: Márcia Farias

LEIA TAMBÉM!

Arte e território

O Observatório de Favelas torna pública a seleção de pessoas educadoras para o Programa Educativo do Galpão Bela Maré.

Edital

Seleção Aberta para Analista de Desenvolvimento Institucional

Confira o resultado da segunda edição do Cenas DELAS

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital