Agenda

19/Mai

▪ C O R P O S ▪ I N T R Â N S I T O ▪

Depois de uma movimentada programação de verão, o Galpão Bela Maré segue suas atividades com muitas novidades para o semestre. A partir do dia 27 de março, o Bela inaugura a mostra “Corpos InTrânsito”, com exibição de vídeos e exposição de obras que colocam o corpo em destaque, numa perspectiva política que discute representatividade, diversidade, subjetividade e direitos. Como ações complementares, serão realizadas oficinas para diversos públicos, além de cinema ao ar livre e uma agenda de performances artísticas.

≡≡≡≡ P R O G R A M A Ç Ã O ≡≡≡≡


Mostra “Corpos InTrânsito”

▪ Exibição de vídeos ▪

Anais Karenin, Arthur Scovino Douglas Soares, Felipe Barros, Marcela Antunes, Projeto Vou Fazer Arte, Rafael Bqueer e Renata Sampaio.

▪ Exposição ▪

Bruno Novaes, Carla Santana, Claudio Montagna, Emilio Rivero, Flora Bulcão e Marcela Antunes.

▪ CineBela ▪
Público: Livre

6/4 – sexta-feira, às 18h
20/4 – sexta-feira, às 18h
4/5 – sexta-feira, às 18h

▪ Ações poéticas (Educativo Bela Maré) ▪
Público: Infanto-juvenil

Atividades para até 15 crianças por data/turma, que acontecem todas as quartas, à partir de 13h.

Datas: 28/3; 4, 11 e 25/4.

▪ Oficina Mitologias Afrobrasileiras – com Bruno Balthazar ▪
Dias 27/3, 10 e 24/4, e 8/5, de 14 às 16h
Público: Infanto-juvenil

≡ MAIS INFORMAÇÕES ≡
educativo.belamare@observatoriodefavelas.org.br
Telefone: 3105-1148

▪ Encontro entre multiplicadores – Corpos InTrânsito ▪
Público: Professores e Educadores
14/03 as 14h30

Para se inscrever, envie para educativo.belamare@observatoriodefavelas.org.br :
– Nome Completo
– Contato (Telefone fixo ou celular)

▪ Performances ▪


27/03
≡ Abertura ≡

▪ Afrobutoh
Artista: Livia Laso
Horário: 16h

▪ Algo Tão Doce
Artista: Flora Bulcão
Horário: 17h

+ em breve +

⚠ Entrada gratuita ⚠
Classificação: Livre
Local: Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré
Entre as passarelas 9 e 10 da Avenida Brasil – Rio de Janeiro – RJ

☎ Contato:
Telefone: 3105-1148
facebook.com/galpaobelamare

19/Mai

Com o objetivo de aproximar pesquisadores, ativistas sociais e artistas de periferias do mundo inteiro interessados em partilhar experiências múltiplas dos territórios populares e periféricos globais, o Instituto Maria e João Aleixo (IMJA), lança neste sábado, dia 19, às 19h, a Revista PERIFERIAS, no Centro de Artes da Maré (CAM), no bairro da Maré. A publicação é em formato digital e estará disponível em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês. A programação de lançamento inclui roda de conversa com a equipe editorial, roda de poesia e samba.

A Revista PERIFERIAS se propõe a discutir as potências das periferias na afirmação do direito à convivência democrática no espaço urbano, suas formas e processos plurais de expressão politica, cultural, estética e social. Com periodicidade semestral, sua primeira edição tem como tema “O Paradigma da Potência”. Para abordar a perspectiva, traz artigos acadêmicos de Johan Lehman (Bélgica), presidente da Ong de Desenvolvimento territorial Foyer; do pastor e teólogo Graham McGeoh (Escócia) junto ao professor de Comunicação Manoel Udi (Brasil), abordando o Complexo da Maré; e do sociólogo e professor Redy Lima (Cabo Verde). Além da entrevista com líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak, sobre “a Potência do sujeito coletivo”.

Considerando o nome com o qual foi batizada, a Revista PERIFERIAS não poderia trazer nada menos que a diversidade e pluralidade estética de narrativas. Assim, a publicação conta, ainda, com o ensaio fotográfico “Narrativas do Povo” dos fotógrafos e membros do Imagens do Povo e a sua Escola de Fotógrafos Populares Bira Carvalho, Francisco Valdean e Marcia Farias, todos moradores do Complexo da Maré, RJ. As Narrativas sobre prisões de Scott McMillan (Escócia), sob regime semi-aberto há 15 anos; o Coletivo Poesia Maloqueirista de São Paulo; resenha da professora e diretora da ONG Favela é Isso Aí Clarice Lisboa (BH) e os quadrinhos da professora de Arquitetura Favita Dias (Índia). Tem, ainda, a entrevista com Roberta Estrela D’Alva, Slam Master e apresentadora do programa Manos e Minas.

PROGRAMAÇÃO

19h: Roda de conversa com a equipe editorial da Revista PERIFERIAS: Fernando Lanes, Jailson de Sousa e Silva, Jorge Barbosa e Daniel …

20h: Roda de poesia com os poetas Giovani Baffô (SP), Sabrina Martina (RJ), Carol Dall Farras (RJ), Matheus de Áraujo (RJ), Jéssica Campos (SP) e Tawane Theodoro (SP)

Microfone aberto após as apresentações.​

21h: Encerramento com o grupo “O Samba que elas querem”.

📸Fotos convite e divulgação:
Bira Carvalho
Lieven Soete
Redy Lima

18/Mai

CineBela em sua sexta edição na Mostra:
▪ C O R P O S ▪ I N T R Â N S I T O ▪

O CineBela surge na programação do Galpão Bela Maré como um espaço onde é possível assistir filmes e conversar sobre eles. Em um mundo em que o contato com imagens é tão intenso e frequente. É fundamental que existam espaços em que se possa refletir sobre as linguagens audiovisuais que nos atravessam na vida cotidiana.

Nesse sentido, os filmes que compõem a programação pensada para o primeiro semestre do #CineBela apresentam, não só relações com a temática que está sendo discutida na programação do Galpão Bela Maré, mas uma variedade de linguagens cinematográficas entre si. Dessa forma, o CineBela busca proporcionar experiências cinematográficas diversas para os espectadores.


▪ P R O G R A M A Ç Ã O ▪

➡ 04/05 (sexta-feira) – 18h
Atividade cultural de confraternização entre os participantes do Encontro Territorial sobre Política de Drogas, Violência e Saúde, que estará acontecendo no Centro de Artes da Maré. Assim, um Sarau com a poesia de Rodrigo Bodão e Poetas Favelados agrega à programação do Bela Maré, abrindo o Cine Bela.

Logo após:
Exibição do filme “Corpo Elétrico”
Classificação etária: 16 anos

Sinopse: “Elias trabalha como assistente da estilista Diana em uma confecção de roupa feminina. Ele se apaixona por Filipe, um imigrante africano que trabalha na linha de produção, e começa a organizar festas para ter motivos extras para encontrar o garoto.”

➡ 18/05 (sexta-feira) – 18h
Exibição do filme “Corra”
Classificação etária: 18 anos

“Um jovem fotógrafo descobre um segredo sombrio quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada.”

⚠ Entrada gratuita ⚠
Classificação: De acordo com cada filme acima!
Local: Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré
Entre as passarelas 9 e 10 da Avenida Brasil – Rio de Janeiro – RJ

☎ Contato:
Telefone: 3105-1148
galpaobelamare@gmail.com

participe de nossas redes sociais

Siga a gente no Twitter

Receba nosso boletim

Receba o premiado boletim do Observatório de Notícias e Análises.

Endereços e Direções

Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré
Rio de Janeiro – RJ
Cep: 21044-251  /  Mapa Mapa

Telefones:

55 (21) 3104-4057
55 (21) 3888-3220

Ou envie-nos um email

projetos