Agenda

30/Ago

O Sesc Ramos recebe, até o dia 30 de agosto, a exposição “Entre Maré e Alemão – Relatos Visuais do Cotidiano”. Com curadoria de Francisco Valdean / Imagens do Povo, a mostra reúne a poética de fotógrafos e fotógrafas moradores dessas duas comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro. Os autores – Betinho Casas Novas, Bira Carvalho, Bruno Itan, Joseane Santana, Márcia Farias, Monara Barreto, Rodrigues Moura, Rosilene Miliotti e Veri-vg – , além do próprio Valdean – dedicam-se à documentação fotográfica da potência do universo cultural das regiões ondem moram, fugindo de estereótipos.

Dentro da programação da mostra, no dia 26 de julho, às 17h, será realizado o encontro “A imagem fotográfica do Complexo do Alemão”, com os fotógrafos moradores dessa comunidade. Já no dia 9 de agosto, o tema é “A imagem fotográfica do Complexo da Maré”, em que os fotógrafos dessa comunidade discutem as especificidades da região. Já no dia 30 de agosto, um encontro de encerramento reúne todos os fotógrafos e fotógrafas para uma roda de conversa onde serão abordadas “A favela nas narrativas fotográficas e musicais”.

Maiores conjuntos de favelas da cidade do Rio de Janeiro, os vizinhos Maré e Alemão guardam semelhanças que se refletem na seleção de 18 imagens que contam sobre a vida cultural, religiosa e cotidiana dessas localidades na última década. “Em geral, as regiões faveladas são representadas pelos estereótipos da pobreza ou da violência, mas nessa mostra fotográfica propomos uma rota diferente: apresentamos ao espectador uma favela pulsante e afetuosa. Buscamos uma experiência visual onde a documentação da vida cotidiana é o foco narrativo. As cenas representadas são de uma favela que brinca de bola, solta pipa, pula carnaval, assiste a jogos de futebol no meio da rua ou em bares. Uma favela que circula em transportes alternativos, uma favela artística e também profundamente religiosa”, afirma o curador Francisco Valdean.

Serviço:
EXPOSIÇÃO ENTRE MARÉ E ALEMÃO – Relatos Visuais do Cotidiano
Até 30 de agosto | 3ª a domingo, das 9h às 18h | Livre | Grátis
Sesc Ramos – R. Teixeira Franco, 38 – Ramos, Rio de Janeiro – RJ, 21060-130
Telefone: (21) 2290-4003

Encontros com fotógrafos
Horário: 17h às 19h
Local: Sala de vídeo – Sesc Ramos
Gratuito
Classificação livre

26 de julho – A imagem fotográfica do Complexo do Alemão
Um encontro no formato de roda para debater a fotografia produzida no Complexo do Alemão através da produção de fotógrafos moradores. Participantes: Betinho Casas Novas, Bruno Itan, Monara Barreto e Josiane Santana.
Fotógrafo mediador: veri vg

9 de agosto – A imagem fotográfica do Complexo da Maré
Um encontro no formato de roda para debater o tema da fotografia produzida no Complexo da Maré através da produção fotográfica de fotógrafos (as) moradores. Participantes: Francisco Valdean, Bira Carvalho, Marcia Farias, Rosilene Miliotti e veri vg.
Fotógrafa mediadora: Márcia Farias

30 de agosto – A favela nas narrativas fotográficas e musicais
Um encontro de encerramento onde todos os fotógrafos e fotógrafas serão convidados para uma roda de conversa onde serão abordadas as paisagens fotográficas e musicais. Participantes: Francisco Valdean, Bira Carvalho e Rodrigues Moura.
Fotógrafa mediadora: Márcia Farias

24/Ago

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Nos dias 24 e 25 de agosto, na sede do Observatório de Favelas e no Galpão Bela Maré, localizados no Conjunto de Favelas da Maré, será realizado o seminário “A RETOMADA DA DEMOCRACIA E FUTUROS POSSÍVEIS: DEBATES, ENCONTROS, POTÊNCIA, SUPERAÇÃO E VIDA”, evento organizado pelo Observatório de Favelas em parceria com a Fundação Heinrich Böll Brasil.

O objetivo do encontro é promover discussões propositivas e atividades culturais visando pensar o Brasil e o mundo superando a conjuntura adversa e de retrocesso que marca o período. O seminário se posiciona como um ponto de partida inspirador e propositivo para aqueles que irão acompanhar.

Ao todo serão quatro mesas divididas entre os dois dias, além da roda de samba do grupo carioca feminista “Samba que elas querem”, que irá promover o encerramento com uma grande festa na Maré. As vagas são limitadas e inscrições gratuitas através do endereço: https://goo.gl/forms/OIUCqlCyleWgT8Tk1.

SERVIÇO:
Seminário “A Retomada da Democracia e Futuros Possíveis: Debates, Encontros, Potência, Superação e Vida”

Sexta-feira, 24 de agosto, das 19h às 21h
Local: Sede do Observatório de Favelas
Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré – Rio de Janeiro – Esquina com a passarela 9 da Avenida Brasil.

Sábado, 25 de agosto, das 10h às 21h
Local: Galpão Bela Maré Rua Bittencourt Sampaio, 191 – Maré – Rio de Janeiro.
(Referência entre as passarelas 9 e 10 da Avenida Brasil)
Inscrições gratuitas em: https://goo.gl/forms/OIUCqlCyleWgT8Tk1
Mais informações no evento: https://www.facebook.com/events/2164184983838663/

PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA
19h – PRÉ-LANÇAMENTO
FUTUROS POSSÍVEIS PARA O BRASIL. E O MUNDO.
Como e por onde podemos pensar o Brasil a partir da conjuntura atual vivida? Quais os caminhos para um país com menor desigualdade social e pleno direitos?

CONVIDADOS:
Jorge Barbosa – Observatório de Favelas/IMJA
Marcela Lisboa – Agência Naya
Henrique – Casa Fluminense
Jaqueline de Jesus – Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro.
Mediação: Aruan Braga – Observatório de Favelas e Instituto Maria e João Aleixo

SÁBADO
10h – ABERTURA – MESA I
A REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA E REPUBLICANA BRASILEIRA A PARTIR DOS SEUS EIXOS ESTRUTURANTES: A SUPERAÇÃO DO RACISMO INSTITUCIONAL, DO SEXISMO E DO PATRIMONIALISMO INSTITUCIONAL.

Assim como a mesa inicial, quais os caminhos podemos percorrer para desconstruir um quadro histórico de racismo institucional, machismo e sexismo?

CONVIDADOS:
Patrícia Santos / UERJ
Marta Moreno / PUC – RJ
Jailson de Souza e Silva / Observatório de Favelas e Instituto Maria e João Aleixo
Mediação: Henrique – Casa Fluminense

12h ALMOÇO

13H30 – MESA II
HATERS, FAKE NEWS… A DISPUTA DO PODER A PARTIR DA DISPUTA DAS NARRATIVAS E IMAGINÁRIOS POR MEIO DA PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS E DISCURSOS DE ÓDIO. COMO SUPERAR ESTE QUADRO?
O tema da mesa fala por si só e é nele que iremos navegar.

CONVIDADOS:
Marta Porto – Juntos e Plano A Studio
Ana Carolina da Hora – PretaLab
Mediação: Rodrigo Azevedo – Instituto Maria e João Aleixo

BREAK – 15H40

MESA III – 16H
A HISTÓRIA DE LUTA DAS MULHERES NEGRAS POR UMA SOCIEDADE SOCIALMENTE JUSTA E OS CAMINHOS EM BUSCA DE UMA EQUIDADE RACIAL.

CONVIDADAS:
Ju Colombo (RJ) – Atriz (Malhação – Viva a Diferença)
Andreza Jorge (RJ) – Casa das Mulheres da Maré
Valdecir Nascimento (SP) – Instituto Odara
Mediação: Priscila Rodrigues /Jornalista Observatório de Favelas

18H30 FESTA DE ENCERRAMENTO
Atração em breve

21h Encerramento

18/Ago

Imagina se o passado e o presente se encontrassem. A exposição “Domingos de Sol” propõe pontes no tempo. Um passeio entre o ontem de praias que existiam no litoral do subúrbio carioca e suas paisagens transformadas dos dias atuais. No percurso, a resistência dos espaços à margem da Baía de Guanabara em se manterem como lugares de encontros e manifestações populares em meio a tantas mudanças.

Composta por fotografias, documentos, vídeos e instalações a exposição articula obras de acervos históricos e documentações contemporâneas, resgatando o imaginário popular das praias do subúrbio e sua dinâmica sócio-cultural e econômica: o trabalho dos pescadores, o carnaval, o lazer, os piqueniques em famílias, festas, desfiles, comemorações religiosas, o descaso ambiental através dos olhares das fotógrafas Marcia Farias, Elisângela Leite e Rosilene Miliotti, e dos fotógrafos Bira Carvalho, Francisco Valdean e Veri Vg

Abertura: 18/08 – 14h
Roda de Conversa “Memórias dos Domingos de Sol na praia do recôncavo carioca” . Mesa com Nilcemar Nogueira, Jorge Luiz Barbosa, Diogo Cunha, Bira Carvalho e Francisco Valdean (Imagens Do Povo)

Visitação: 18/08 – 18/09
Terça a Sábado – De 10h às 17h

Mais informações no evento: https://business.facebook.com/events/280002676112309/

participe de nossas redes sociais

Siga a gente no Twitter

Receba nosso boletim

Receba o premiado boletim do Observatório de Notícias e Análises.

Endereços e Direções

Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré
Rio de Janeiro – RJ
Cep: 21044-251  /  Mapa Mapa

Telefones:

55 (21) 3104-4057
55 (21) 3888-3220

Ou envie-nos um email

projetos