...
Search
EN PT ES

Bela Maré

O Centro Cultural Bela Maré nasceu em 2011 com o objetivo de contribuir para a democratização e difusão de todos o tipos de expressões artísticas. Localizado no conjunto de favelas da Maré, abrigou já no seu batismo a primeira edição do Travessias, um projeto de arte contemporânea que mostrou como é possível descentralizar tanto os equipamentos culturais quanto as possibilidades de fruição estética na cidade. O Travessias entrou para o calendário cultural do Rio de Janeiro e ganhou, a partir de 2013, edição anual. www.travessias.org.br

Criar um centro cultural faz parte do amadurecimento do Observatório de Favelas. Desde a sua fundação, em 2001, a instituição trabalha com a perspectiva de destacar o papel do simbólico na construção de uma nova realidade urbana, onde os encontros acontecem, os mundos se cruzam, as travessias são possíveis.

A construção de equipamentos culturais como o Bela Maré em territórios populares significa reconhecer seus moradores como cidadãos com plenos direitos, afastando-os dos juízos que os estigmatizam ou criminalizam. O Bela quer trabalhar em sintonia com o mundo contemporâneo, onde o campo artístico é um instrumento de desenvolvimento econômico, social e territorial, confirmando o papel da arte como central na ampliação das possibilidades existenciais de múltiplos grupos sociais.

O Centro Cultural é uma Iniciativa do Observatório de Favelas, desenvolvida em parceria com a produtora Automática.

www.belamare.org.br

LEIA TAMBÉM!

Arte e território

O Observatório de Favelas torna pública a seleção de pessoas educadoras para o Programa Educativo do Galpão Bela Maré.

Edital

Seleção Aberta para Analista de Desenvolvimento Institucional

Confira o resultado da segunda edição do Cenas DELAS

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital