Agenda

30/Nov

LH2 – Edição de 2 Anos

Sábado, Dia 30 de Novembro, Mês da Consciência Negra acontece na Arena Carioca Dicró a 7ª edição do LH2 – Leopoldina Hip Hop.
O evento que iniciou as atividades em Novembro de 2017, chega ao seu 2º aniversário celebrando a Cultura Hip Hop e seus elementos na Penha, Zona Norte do Rio.

PEGA VISÃO DO LINE UP::

DJs
Tikana
Thiéres
DJpirigo

BATALHA DE BBOYS E BGIRLS
COM BR Ninjas

SHOWS:
Deroma
Ikinya
REAL UNDERGROUND
Nochica
CJ Notkind
Controvérsiazn
Pilso
Caoz
#LiberdadeGTA

Mestre de Cerimônia
Dom Negrone

SERÁ HISTÓRICO!

LH2 – 2 Anos
Dia 30 de Novembro às 14h
Local: Arena Carioca Dicró
(Av. Brás de Pina, s/n Parque Ary Barroso – Penha Circular. Entrada pela Rua Flora Lobo)
Entrada Gratuita

Confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/792972171147680/

29/Nov

No próximo dia 29 às 16h acontece o CineBela, encontro entre amantes da sétima arte, cineastas e curiosos que querem entender o que se passa na telona. Nesta edição acontecerá uma exibição de curtas da cineasta Rosa Miranda,com destaque o filme Lua.

Realizado em novembro de 2017, durante o Festival 72 horas, de forma totalmente independente, com a ajuda de alguns apoiadores locais, o documentário onírico Lua, narra sobre as vivências de infância e o momento de sua transição de gênero de Lua Guerreiro, trans, não binária que se expressa pelo que é considerado feminino. Após as exibições acontece debate com a cineasta mediado por Clementino Junior.

O CineBela acontece toda última sexta-feira do mês e desde setembro é realizado com apoio do Sesc Ramos e da Oficina de Cinema Negro do cineasta Clementino Júnior.

Serviço
CineBela apresenta Lua
Sábado, dia 29 de novembro às 16h
Local: Galpão Bela Maré
(Rua Bittencourt Sampaio, 169 – Maré. Próximo a Passarela 10 da Av.Brasil)

Confirme presença no link: https://www.facebook.com/events/2440059866237307/

28/Nov

No próximo dia 28 de novembro, a partir das 14h, o Observatório de Favelas, em parceria com o Fórum Grita Baixada, Rede de Mães e Familiares de Vítimas da Violência de Estado da Baixada Fluminense e Casa de las Estratégias de Medellín, com o apoio  da Open Society Foundations, realiza o Lançamento da Pesquisa: “Tecendo Memórias – Homicídios de Adolescentes e Jovens no Rio de Janeiro”. A publicação é resultado de um trabalho sobre homicídios de adolescentes e jovens no estado do Rio de Janeiro realizado a partir de diálogos estabelecidos com mães, familiares e amigos de jovens vítimas de violência letal. 

São abordadas diferentes dinâmicas de homicídios que colocam em evidência questões raciais, de gênero, sexualidade, etárias e territoriais envolvidas na produção da violência letal, bem como a atuação do Estado neste processo. Além das trajetórias dxs jovens, também se destacam as experiências dos familiares e amigos em três dimensões: redes de solidariedade social, ação do Estado e rituais de memória. 

O projeto buscou contribuir para dar visibilidade a casos de homicídios de adolescentes e jovens, enfatizando especialmente memórias que familiares e amigos têm das vítimas, priorizando aspectos característicos de cada trajetória, práticas, expectativas e sonhos que os jovens possuíam antes de sofrer o homicídio. Nesta perspectiva, além da pesquisa, o trabalho também envolveu a produção de intervenções artísticas e de narrativas jornalísticas sensíveis sobre os temas pesquisados reforçando a desnaturalização dessas mortes, o direito à memória e a potência destas trajetórias interrompidas, com o objetivo de contribuir com a luta por memória, verdade e justiça travada cotidianamente pelos familiares de vítimas da violência. 

Acesse a pesquisa na íntegra AQUI.

PROGRAMAÇÃO

Abertura – Observatório de Favelas de Favelas e Open Society Foundations

14h – Apresentação da Pesquisa “Tecendo Memórias – Homicídios de Adolescentes e Jovens no estado do Rio de Janeiro” 
– Observatório de Favelas
– Rede de Mães e Familiares Vítimas da Violência de Estado da Baixada Fluminense
– Fórum Grita Baixada

16h – Experiências de enfrentamento da violência letal
–  Mônica Cunha –  Movimento Moleque
–  Marcelle Decothé  – Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro
–  Thiago de Holanda – Comitê de Prevenção de Homicídios na Adolescência do Ceará
–  Camila Uribe – Casa de las Estrategias de Medellín 

Realização: Observatório de Favelas
Parceria: Fórum Grita Baixada; Rede de Mães e Familiares Vítimas da Violência de Estado da Baixada Fluminense; Casa de las Estrategias 

Apoio: Open Society Foundations 
Mais informações no evento: http://bit.ly/tecendomemorias

join our social network

Siga a gente no Twitter

Receive our newsletter

Receba o premiado boletim do Observatório de Notícias e Análises.

Addresses and Directions

Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré
Rio de Janeiro – RJ
Cep: 21044-251 / Map

Phones:

55 (21) 3104-4057
55 (21) 3888-3220

Or send us an email

projects