...
Search
EN PT ES

Imagens do Povo

O Programa Imagens do Povo é um centro de documentação, pesquisa, formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho. Realizado pelo Observatório de Favelas desde 2004, o programa alia a técnica fotográfica às questões sociais, registrando o cotidiano das favelas através de uma percepção crítica, que leve em conta o respeito aos direitos humanos e à cultura local.

O Imagens do Povo desenvolve ações nas esferas da educação, comunicação e arte, com objetivo de democratizar o acesso à linguagem fotográfica, apresentando a fotografia como técnica de expressão e visão autoral da sociedade. O foco crítico consiste em formar e promover documentaristas fotográficos, potenciais multiplicadores do saber adquirido, capazes de desenvolver trabalhos autorais de registro de espaços populares, valorizando as histórias e as práticas culturais de suas comunidades, além de estimular o fortalecimento de vínculos identitários a partir do uso da linguagem fotográfica, que se torna instrumento de acesso e mapeamento de diferentes expressões culturais e sociais dos territórios onde residem, ampliando as possibilidades de difusão de novas imagens destes locais.

O programa é composto por dois eixos fundamentais:

Eixo de Formação: Escola de Fotógrafos Populares, como a principal atividade; Curso de Capacitação: Fotografia, Arte e Mercado; Oficina de Fotografia Artesanal – Pinhole; Curso de Formação de Educadores em fotografia; Oficina de Fotografia para Pessoas com Síndrome de Down.

Eixo de acompanhamento e difusão: Agência Escola, o Banco de Imagens, a Galeria 535, entre outros projetos culturais como exposições fotográficas itinerantes que já passaram por diferentes centros culturais no Brasil e no mundo, e projeções públicas.

Em 2012, foi lançado o livro Imagens do Povo, composto por representativas fotografias do acervo do programa.

Vai lá: www.imagensdopovo.org.br

Imagens do Povo no Facebook

LEIA TAMBÉM!

Arte e território

O Observatório de Favelas torna pública a seleção de pessoas educadoras para o Programa Educativo do Galpão Bela Maré.

Edital

Seleção Aberta para Analista de Desenvolvimento Institucional

Confira o resultado da segunda edição do Cenas DELAS

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital