...
Search
EN PT ES

Isolamento domiciliar sob o olhar de fotógrafos populares

Créditos: Davi Marcos

Rio de Janeiro – “Com Vidas” é um ensaio fotográfico do Imagens do Povo que compõe o Programa Convida, uma iniciativa de incentivo à criação artística do Instituto Moreira Salles – IMS/RJ durante a quarentena decorrente da pandemia da COVID-19. O  Programa Imagens do Povo, criado sob realização do Observatório de Favelas e do fotógrafo João Roberto Ripper, é um dos convidados para apresentar um novo olhar sobre os impactos do coronavírus sob a perspectiva de periferias e favelas do Rio de Janeiro. 

Créditos: veri-vg

A primeira parte do ensaio que retrata a  rotina de vida e trabalho do coletivo de fotógrafos associados ao Programa e moradores do Complexo de Favelas da Maré já está disponível no site oficial do projeto, com curadoria de Bira Carvalho, Jorge Barbosa e Rosilene Miliotti. Nas próximas semanas será possível acessar  a exposição fotográfica completa dividida em três eixos: “Potências”, “A Rua” e “A casa”.

Créditos: Rosilene Miliotti

“De maneira geral, a fotografia sobre favelas e periferias sempre reforçou os estereótipos pejorativos e as representações de carência e violência sobre estes territórios. Ainda nos dias de hoje esta relação não se mostra diferente e os riscos dos registros em tempos de pandemia são muitos. As representações imagéticas sobre as favelas neste período trágico poderão ser apropriadas para criminalizar ainda mais os moradores de espaços populares. No ensaio “Com Vidas” nos antecipamos a essa disputa e produzimos imagens e leituras visuais sobre os impactos desiguais da COVID-19 na cidade a partir da condição do isolamento social bem como ressaltamos as ações de solidariedade desenvolvidas por moradores, coletivos e organizações locais”, explica Aruan Braga, diretor do Observatório de Favelas. 

Sobre o Imagens do Povo 

O Imagens do Povo foi fundado em 2004 pelo Observatório de Favelas em parceria com o fotógrafo documentarista João Roberto Ripper e é um programa de documentação e pesquisa do cotidiano das periferias e de formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho. O objetivo central do Imagens do Povo é aliar a técnica fotográfica à promoção de direitos e à democratização da comunicação, criar novas representações sobre territórios populares contribuindo para desconstruir os estigmas relacionados a estes territórios. 

Créditos: Patrick Mendes

Acesse o ensaio “Com vidas” completo:
“Potências” AQUI.
“Ficar em casa” AQUI
“De nossas casas para as ruas” AQUI

LEIA TAMBÉM!

Arte e território

O Observatório de Favelas torna pública a seleção de pessoas educadoras para o Programa Educativo do Galpão Bela Maré.

Edital

Seleção Aberta para Analista de Desenvolvimento Institucional

Confira o resultado da segunda edição do Cenas DELAS

Copyright – 2021 ©. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: MWLab Digital