Nossa História

O Observatório de Favelas surge em 2001, como um programa do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), com atividades apoiadas em dois eixos: pesquisa e formação, inicialmente na perspectiva de produzir conhecimentos que permitissem um novo olhar sobre as favelas e outros espaços populares. O primeiro projeto foi o Rede de Universitários de Espaços Populares (RUEP). Dele surgiu o Conexões de Saberes, com dois mil bolsistas em 33 universidades de todo o país. Seu objetivo era contribuir para que os estudantes de origem popular conseguissem permanecer na faculdade – maior desafio depois do ingresso. Em contrapartida, os jovens universitários produziriam pesquisas a partir de seus lugares de origem.

Nos seus primeiros anos o Observatório desenvolveu uma série de trabalhos visando, de um lado, formar pesquisadores locais nas comunidades e, de outro, ampliar o conhecimento qualificado sobre as favelas e fenômenos urbanos, com o intuito de contribuir para a ruptura com a visão dominante que associa esses territórios prioritariamente à violência, à criminalidade e à pobreza.

A partir de 2003, em função da ampliação progressiva de suas ações, o Observatório se constituiu como uma entidade autônoma e passou a atuar como uma rede de formação de lideranças comunitárias, produtora de conhecimentos específicos sobre os espaços populares, também assessorando ações inovadoras nas favelas cariocas.

Com o passar dos anos, as áreas de atuação do Observatório foram se definindo, ampliando e diversificando. Hoje são mais de 10 projetos em andamento em cinco frentes: Políticas Urbanas; Educação; Comunicação; Artes e Território; e Direito à Vida e Segurança Pública. Atualmente, a instituição conta com um conjunto de intelectuais de origem popular e de outros espaços, os quais, por meio de suas ações, levantam uma discussão não sobre a dimensão particular da favela e de outros espaços populares, mas sobre a cidade. Assim, nos caracterizamos como uma instituição propositiva, buscando possibilidades de construção de metodologias, tecnologias sociais e conceitos que contribuam para a cidadania plena e para o respeito à diferença.

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