“Por que eu e não outros?” – Livro sobre a trajetória de Adilson Pires

No próximo dia 20 de dezembro (terça-feira), a partir das 18h, acontece o lançamento do livro Por que eu e não outros? – Caminhada de Adilson Pires da periferia para a cena política carioca. O evento será no Museu de Arte do Rio (Mar), localizado na região central da cidade. Organizada por Jailson de Souza e Silva e Eliana Sousa Silva, a publicação, como o título evidencia, é uma biografia analítica do vice-prefeito do Rio, Adilson Pires. A partir de relatos do protagonista e de pessoas ligadas ao mesmo, costura-se uma narrativa que transita entre a trajetória pessoal, a ascensão política e o contexto pós ditadura militar e início do processo de redemocratização do Brasil.

Dividido em oito capítulos, Por que eu e não outros? parte de três territórios centrais: o favelado, o partidário e o político-institucional. Espaços em que Adilson Pires se realiza como ser social. Mais do que evidenciar uma trajetória específica, Jailson de Souza e Silva e Eliana Sousa Silva se propõem, desde o início, a fazer da obra “uma experiência referencial, no sentido de poder ser pensada de forma análoga a trajetórias de milhares de outros moradores das periferias cariocas e outros espaços sociais que tiveram inserções e ambições semelhantes de interferir na realidade social”, afirmam.

Para além dos relatos de Adilson Pires, os organizadores entrevistaram sete personagens (Padre Bruno, Frei Betto, Tarso Genro, Eduardo Paes, César Benjamin, Dona Zica de Oliveira e Felipe Pires) com idades, condições sociais e grau de proximidade diferentes com o biografado. A cada relato de Adilson, um outro olhar sobre o mesmo período é apresentado. Essas narrativas por vezes complementam e em outras divergem do protagonista. Tal esforço é fruto do desejo de não criar um livro “chapa branca” com versões sem questões ou dissonâncias da posição do biografado.

“Don’t forget your roots”. Essa é a frase de abertura do livro. A citação escocesa que significa “não esqueça suas raízes” resume a trajetória de Adilson Pires. O favelado, negro mestiço, morador da zona oeste do Rio que se tornou liderança política na cidade e seu vice-prefeito. “Compreender sua caminhada na vida nos permite entender o seu sentido, suas escolhas e buscar analogias com as trajetórias de milhões de outros brasileiros que escolheram se dedicar a construir uma sociedade mais justa e igualitária”, sintetizam os organizadores que já adiantam que a biografia de Adilson Pires é o primeiro trabalho nessa direção.

Serviço
Evento: Lançamento do livro “Por que eu e não outros?” – Caminhada de Adilson Pires da periferia para a cena política carioca
Data: 20/12/2016
Horário: 18h
Local: Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Confirmem presença no evento: http://migre.me/vJo8R


Envie para um amigo:





Deixe uma resposta

*

participe de nossas redes sociais

Siga a gente no Twitter

Receba nosso boletim

Receba o premiado boletim do Observatório de Notícias e Análises.

Endereços e Direções

Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré
Rio de Janeiro – RJ
Cep: 21044-251  /  Mapa Mapa

Telefones:

55 (21) 3105-4599
55 (21) 3888-3220

Ou envie-nos um email

projetos