Oeste Carioca

O projeto “Oeste Carioca” tem como proposta principal a construção de um Guia Turístico da Zona Oeste, que será disponibilizado nos seguintes formatos: guia de bolso, aplicativo mobile e plataforma online. Além disso, haverá um ebook, com o resultado da pesquisa e a sistematização da metodologia adotada. O projeto é fruto de uma parceria entre o Observatório de Favelas e a Rede de Empreendedores da Economia Criativa da Zona Oeste Carioca, que tem como objetivo fomentar o turismo de base comunitária e cultural na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Nossa estratégia é desenvolver o turismo na região e contribuir para o fortalecimento dos espaços culturais e museológicos populares locais. Estes espaços atuarão como estâncias culturais, pólos de recepção onde, através de um meticuloso trabalho de reconstrução da história regional e de condução dos visitantes/turistas pelos pontos turísticos, a região voltará a ser valorizada nos seus atributos histórico-culturais e naturais.

A perspectiva de um turismo criativo realizado pelas/nas comunidades locais é o elemento crucial para a potencialização dos empreendimentos já existentes (pousadas, restaurantes, espaços culturais, núcleos artísticos, eventos de entretenimento), e para a criação de novas redes de trabalho que articulem novos programas e projetos de desenvolvimento local e de valorização dos saberes e fazeres cotidianos que se encontram um tanto esquecidos. Este projeto foi contemplado pelo I Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.


Envie para um amigo:





participe de nossas redes sociais

Siga a gente no Twitter

Receba nosso boletim

Receba o premiado boletim do Observatório de Notícias e Análises.

Endereços e Direções

Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré
Rio de Janeiro – RJ
Cep: 21044-251  /  Mapa Mapa

Telefones:

55 (21) 3105-4599
55 (21) 3888-3220

Ou envie-nos um email

projetos