Conexões de Saberes

A Rede de Universitários de Espaços Populares (Ruep), programa elaborado em 2003 pelo Observatório de Favelas, foi a referência para a criação um ano depois do projeto Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares, uma política pública encampada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad), em parceria com o Observatório e 33 universidades federais brasileiras.

O Conexões percorreu, assim, o caminho inverso da maioria das ações nessa área no país. Da sociedade, ele chegou à universidade, e da universidade, ao Estado.

O programa, que recebeu o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2005 na categoria Educação, tem dois eixos fundamentais. O primeiro deles é fortalecer os vínculos entre as instituições acadêmicas e os espaços populares. O outro é contribuir para uma permanência qualificada dos universitários de origem popular nos cursos de graduação, ressaltando a perspectiva de eles continuarem a sua trajetória acadêmica em cursos de pós-graduação.

O Conexões de Saberes paga bolsas de apoio acadêmico a estudantes oriundos de espaços populares, para que eles protagonizem ações de extensão, ensino e pesquisa nessas comunidades. Assim, eles promovem um fluxo de saberes que visa integrar a universidade e essas localidades. Como parte do trabalho acadêmico nesses espaços, os bolsistas atuam na elaboração de diagnósticos sociais, na avaliação de políticas públicas e na proposição de ações afirmativas de acesso e permanência nas universidades federais.

No final de 2004, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad), em parceria com o Observatório de Favelas, iniciou o Conexões de Saberes em cinco universidades federais: UFF, UFMG, UFPA, UFPE e UFRJ. Hoje elas são 33.

Conheça as 33 universidades parceiras do Conexões de Saberes:
– UFAC
– UFAL
– UFAM
– UFBA
– UFC (CE)
– UFES
– UFF (RJ)
– UFG (GO)
– UFMA – UFMG
– UFMS
– UFMT
– UFPA
– UFPB
– UFPE
– UFPI
– UFPR – UFRB (BA)
– UFRGS
– UFRJ
– UFRN
– UFRPE
– UFRRJ
– UFRR
– UFS (SE) – UFSC
– UFSCar (SP)
– UFT (TO)
– UnB (DF)
– Unifap (AP)
– Unir (RO)
– UNIRIO (RJ)
– Univasf (PE)

Acesse publicações e produções do Conexões de Saberes em nosso Acervo.


Envie para um amigo:





participe de nossas redes sociais

Siga a gente no Twitter

Receba nosso boletim

Receba o premiado boletim do Observatório de Notícias e Análises.

Endereços e Direções

Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré
Rio de Janeiro – RJ
Cep: 21044-251  /  Mapa Mapa

Telefones:

55 (21) 3105-4599
55 (21) 3888-3220

Ou envie-nos um email

projetos