Cultura

A história conta que as favelas são territórios fundamentais para criação cultural. Nelas a mistura de arte com a vida faz com que a esperança cotidiana também seja chamada de cultura.

Além de patrimônio materialmente inscrito, cultura é conhecimento de nós mesmos. Um sentido de pertencer a algo que nos pertence: o território. É aí que a cultura realiza as possibilidades de apropriação como conceito e de visibilidade como prática social.
Lajes
No entanto, a cultura funciona muitas vezes como uma série de expressões práticas que reforçam hierarquias sociais. Desta forma, alguns sujeitos passam a ser considerados mais “valiosos” em função da sua maior capacidade de acessar e operar com produtos culturais distintivos. Esta lógica ainda encontra forte correspondência entre as políticas culturais, se expressando inclusive na distribuição desigual dos equipamentos e serviços culturais, geralmente concentrados em áreas nobres das cidades.

Desde sua fundação, o Observatório de Favelas vem trabalhando para esvaziar de significado as representações estereotipadas das favelas e periferias urbanas. Nosso objetivo neste campo é romper fronteiras e construir “arquipélagos de centralidades” e não “ilhas” isoladas nas áreas já privilegiadas das cidades. Temos certeza que estas novas centralidades não podem ser criadas se não houver troca e encontro entre pessoas de diferentes cantos da cidade.

Portanto, nossas iniciativas buscam impactar as políticas públicas de arte e cultura, evidenciando o papel dos espaços populares como matrizes da produção criativa. Para isto, buscamos legar metodologias de mobilização social e produção de conhecimento que assegurem que as práticas e manifestações culturais presentes nas favelas, figurem no conceito de cultura dos formuladores de políticas.

O observatório de Favelas acredita na centralidade política da cultura para a construção de um projeto transformador da cidade.


Envie para um amigo:





Projetos e iniciativas de cultura

  • Nenhuma categoria
  • participe de nossas redes sociais

    Siga a gente no Twitter

    Receba nosso boletim

    Receba o premiado boletim do Observatório de Notícias e Análises.

    Endereços e Direções

    Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré
    Rio de Janeiro – RJ
    Cep: 21044-251  /  Mapa Mapa

    Telefones:

    55 (21) 3105-4599
    55 (21) 3888-3220

    Ou envie-nos um email

    projetos