...
Search
EN PT ES

O Observatório de Favelas, através do Programa de Direito à Vida e Segurança Pública tem como principal objetivo a construção de ações que contribuam para a formulação e implementação de políticas públicas que tenham a valorização da vida como um princípio fundamental. Neste campo, temos produzido estratégias de enfrentamento da violência priorizando as dimensões raciais, de gênero, de sexualidade, etárias e territoriais. Desse modo, a partir de uma perspectiva interseccional, temos buscado contribuir para a desnaturalização da violência e pautar a redução de homicídios como prioridade na agenda pública.

No ano de 2020, nossas ações têm sido direcionadas para estratégias de enfrentamento da violência contra mulheres (cis e trans), a partir de marcadores das desigualdades raciais, socioeconômicas, territoriais, de identidade de gênero e de orientação sexual que estruturam dinâmicas de violência letal e não letal.

Nos meses de agosto e setembro, uma de nossas principais atividades consistiu na realização do curso “DELAS: Direitos, Política e Arte”. Um curso de formação na modalidade online, voltado para mulheres (cisgênero e transgênero) negras e/ou periféricas. O curso “DELAS” foi construído com o objetivo de fortalecer a capacidade de atuação de mulheres na conquista de seus direitos e no enfrentamento a violências. A metodologia proposta explorou uma interlocução com o campo artístico (especialmente com a fotografia, a poesia e a expressão corporal), buscando ampliar as percepções sobre violências de gênero e gerar estratégias de incidência política articuladas com intervenções artísticas.

Em suma, este livro é fruto de um trabalho coletivo, por parte das autoras e do Observatório de Favelas, que materializa o encontro de ações interessadas em fortalecer a atuação das mulheres enquanto protagonistas de seu fazer político. Com isto esperamos que o(a) leitor(a) se inspire a continuar em defesa da vida e dos direitos das mulheres. Boa leitura!

Acesse o e-book DELAS AQUI