Agenda

27/Jul

👉🏿 No dia 27/07, dia do aniversário de vida e luta de Marielle Franco, será realizado na Maré o Papo Franco, edição especial, mediado por Anielle Franco, que receberá como convidadas as deputadas eleitas e sementes de Marielle: Mônica Francisco, Renata Souza, Talíria Petrone e Erica Malunguinho (SP).

🗣✊🏾O Papo Franco é um projeto realizado pelo Instituto Marielle Franco, focado em diversos temas relacionados à formação política, não-parlamentar e apartidária, agregada a valores humanos para grupos de minorias – que, na verdade, são maioria social -, como jovens, favelados e faveladas, negros e negras, mulheres, e público LGBTQI+, principalmente.
A partir da memória, trajetória e legado de Marielle Franco, como estímulo e tópico das rodas, queremos alcançar um público diverso com nossas rodas de conversas e episódios, sempre gravados, para que possamos então, alcançar cada vez mais pessoas para um diálogo sobre nossas lutas e desafios diários.

🙎🏾Dia 27/07 é mais um dia de luta e justiça em memória de nossa Marielle Franco, mas também devemos celebrar sua vida! Por isso, além das convidadas teremos realização de apresentações culturais de coletivos de favela reforçando que seguiremos sempre sem dar nenhum passo atrás!

Como irmã de Marielle Franco, professora, escritora, palestrante, mãe, cria da favela da Maré, e eterna estudante, me proponho a contribuir de forma notável para que o Instituto Marielle Franco seja um lugar de referência para pessoas que necessitam de apoio e ferramentas para se empoderarem. E assim, tocar não só o Papo Franco, mas também outros projetos em prol de uma sociedade mais digna, justa e sem preconceitos. Assim mostraremos a todos que favelados, gays, mulheres, e todo e qualquer grupo de minoria – que na verdade são maioria – têm voz e não darão nenhum passo atrás neste país que hoje insiste num retrocesso político, racial e social.

Confirme presença aqui: https://www.facebook.com/events/484892375672343/

#MariellePresente
#27J
#PapoFranco

20/Jul

CONFLUÊNCIAS SONORAS

O projeto Confluências Sonoras é uma iniciativa da arena Dicró que reúne bandas de várias vertentes musicais e deixa o nosso palco o mais versátil possível, assim, o público pode ser tocado através de uma mistura de sensações e percepções sonoras incríveis. E na nossa quinta edição, as bandas que vão agitar os nossos ouvidos e corações são:

Céu de Pedra
Fábrica Nômade Sonora
Bala N’Agulha

Tá afim de viver experiências incríveis no período das férias de Julho e renovar o fôlego para voltar a rotina de trabalho/estudo? Então vem pra Dicró curtir!

Confirme presença aqui >>> https://www.facebook.com/events/421836661878845/
Dia: Sábado (20), às 19h
Classificação: Livre

20/Jul

🎨 MOSTRA VOU FAZER ARTE 2 🎨
FAZER ARTE NÃO É SÓ FAZER ARTE

Exposição coletiva de conclusão da formação e das vivências de adolescentes e jovens moradores do Conjunto de Favelas da Maré e adjacências no projeto Vou Fazer Arte 2 – um programa formativo do Galpão Bela Maré, que integra o eixo de Arte e Território do Observatório de Favelas

A mostra “Fazer Arte não é só Fazer Arte” é o resultado das oficinas de criação que aconteceram aos sábados de junho e julho no Galpão Bela Maré.

👉🏽 Artistas-curadores

🎨 Ana Júlia Gomes Duarte
🎨 Antonio Juvenal Ferreira Junior
🎨 Brenda Victória Silva de Sousa
🎨 Elizandra Ferreira da Silva
🎨 Ester Assis de Souza
🎨 Gabriella da Silva Cunha
🎨 Hellen de Araújo Carvalho
🎨 Heloiza da Silva Damasceno
🎨 Íria Cecília Moura Batista
🎨 Isabella Pilar de Menezes
🎨 João Victor Costa Camelo
🎨 Juan James Gonzaga de Jesus Souza
🎨 Kauã Ximenes
🎨 Kawan Vitorio de Oliveira
🎨 Lara Moreira Vinceslau da Silva
🎨 Lincoln Tito
🎨 Luana Félix da Silva
🎨 Lucas Francisco
🎨 Luiz Felipe Adriano Ventura
🎨 Maria Carolina Nascimento de Moura
🎨 Mariane Macário de Azevedo
🎨 Matheus Costa
🎨 Miguel de Oliveira dos Santos
🎨 Mila dos Santos Tavares da Cruz
🎨 Milena Cosmo Carrilho de Brito
🎨 Nívia André de Lima
🎨 Patrick Gomes Vieira
🎨 Pedro Henrique Dinis
🎨 Ricardo de Oliveira Lima
🎨 Sâmella Olimpio e Silva
🎨 Stefanny Lima de Souza
🎨 Stefany Raquel Pereira da Silva
🎨 Wellington Lima de Moura
🎨 Yngrid Costa

👉🏽 ABERTURA: 20 de julho, às 15h, com FESTA JULINA COLABORATIVA (Traga sua comida típica doce e/ou salgado)!

🗓 PERÍODO EXPOSITIVO: 20|07 a 03|08 [terças a sábados] – 10h às 18h

👉🏽 Patrocínio: Rede Globo via Lei do Iss – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/2384839498445759/

19/Jul

Moça, o que te impede de ser protagonista da sua história?

Em setembro de 2018, contando com o apoio da mulherada que integra as outras equipes do Observatório de Favelas, o nosso palco foi preenchido com cerca de 80 mulheres que juntas fizeram o questionamento acima ecoar e refletiram sobre a participação, ocupação e protagonismo das mulheres em projetos artísticos e nos demais espaços.

A partir desse movimento, surgiu o programa ‘MULHERES PROTAGONISTAS’ e ao longo de 2019, vamos promover várias atividades que, somadas, indicam um caminho para as respostas que buscamos nesta jornada. Vamos juntas?

—————————————————————————–
Nesta edição, receberemos a Dandara Vital e se liga na trajetória dessa inspiração itinerante:

Natural de Niterói (RJ), iniciou sua formação artística com Celina Sodré no projeto “Damas em Cena”. Dandara Vital é atriz do Studio Stanislavski desde 2008 e fundadora do Coletivo Transarte. Atuou em diversas peças como “TransTchecov”, “A pedra de Suelí”, “Dandara através do espelho”, e dirigiu o espetáculo “Mostra, Prostituta, Bichinha – Os sonhos de Waldirene”. Ao longo de seus nove anos de atuação nos palcos, Dandara mantém a decisão de sublinhar a manutenção da travestilidade no corpo, como forma de preservação, resistência e diferenciação do seu trabalho de atriz – memória, estratégia e sobrevivência. Em sua trajetória, recebeu o prêmio na categoria Melhor Atriz de 2011 no “Troféu Claudia Celeste, promovido pela Astra Rio.

Não dá para perder, né? Então, vem mana! E traz sua amiga. 💖
________
🔹O foco é nelas, mas são todEs muito bem vindEs!
🔹Evento gratuito.

Confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/2334614780118976/

participe de nossas redes sociais

Siga a gente no Twitter

Receba nosso boletim

Receba o premiado boletim do Observatório de Notícias e Análises.

Endereços e Direções

Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré
Rio de Janeiro – RJ
Cep: 21044-251  /  Mapa Mapa

Telefones:

55 (21) 3888-3220

Ou envie-nos um email

projetos