Apresentação

Fundado em 2001, o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sediada no Conjunto de Favelas da Maré, dedicada à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e periferias e promover o direito à cidade. 

Missão:
Buscamos construir experiências que superem as desigualdades e fortaleçam a democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos.

Visão:
Ser referência como uma organização que busca novos caminhos para a redução das desigualdades e o fortalecimento de favelas e periferias como territórios de potências e direitos. 

Nossos valores
Ética
Justiça
Solidariedade
Transparência
Diversidade
Generosidade
Coletividade 

O que fazemos:
Desde sua origem, o Observatório de Favelas busca intervir na disputa pela construção de novas representações e narrativas sobre favelas e periferias, a partir do “Paradigma da Potência”, contribuindo para a ampliação dos repertórios por meio dos quais estes territórios e suas/seus moradoras/es são concebidos em diferentes âmbitos da vida social.

As representações  hegemônicas sobre as favelas e sujeitas/os moradoras/es destes territórios são marcadas por estereótipos e expressões que ressaltam, sobretudo,  a “ausência”, a “carência”, a “precariedade”, a “pobreza” e a “violência”.  

Tais formas de ver as favelas definem as formas de intervir nestes espaços e, ao fim, justificam um conjunto de ações públicas e privadas que reiteram violências e hierarquias estruturantes de nossa sociedade, pautadas nas desigualdades de classe, raça, gênero, sexualidade e território 

Como fazemos:
Como é possível pensar e incidir sobre a cidade a partir de suas favelas e periferias?

Partindo do desejo de dar respostas à esta pergunta, nosso trabalho é estruturado em programas e projetos, prioritariamente em cinco eixos:

Partimos destes eixos temáticos e buscamos afirmá-los como campos estratégicos, pois apresentam desafios e potenciais determinantes para transformações sociais  estruturantes

Assim, nos empenhamos na elaboração e implementação de programas, projetos e ações que sejam capazes de integrar e entrelaçar estes campos aos debates de raça, gênero, classe, sexualidade e territorialidade numa perspectiva interseccional, a fim de garantir e ampliar direitos e oportunidades para favelas e periferias e suas/seus moradoras/es.

De forma propositiva e ativa pautamos a agenda da cidade por meio da produção e difusão de conhecimentos; do desenvolvimento de metodologias de intervenção, mobilização e formação; e da articulação e implementação de processos de incidência política e qualificação do debate público, com vistas à redução das desigualdades e ao fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. 

Onde atuamos:
Nossa sede está localizada em Nova Holanda, Maré, e temos sua origem e identidade construída nesta favela. Todavia, desde sua fundação, nossa atuação se faz presente em uma escala geográfica ampliada, de incidência na cena pública da Metrópole do Rio de Janeiro e  no âmbito nacional. Nos últimos anos, também temos desenvolvido ações e parcerias na escala latino americana e do sul global.

É a partir das favelas e periferias que olhamos para as questões da cidade; sobre ela refletimos e propomos modos diversos de intervenção e construções solidárias de experiências que possam impactar políticas públicas e espelhar novos modelos de acesso à direitos e modos de (con)vivências.

Te convidamos a ir à nossa história para conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho.

 

participe de nossas redes sociais

Siga a gente no Twitter

Receba nosso boletim

Receba o premiado boletim do Observatório de Notícias e Análises.

Endereços e Direções

Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré
Rio de Janeiro – RJ
Cep: 21044-251  /  Mapa Mapa

Telefones:

55 (21) 3888-3220

Ou envie-nos um email

projetos