Rio de Janeiro – Há um ano, as mulheres colaboradoras do Observatório de Favelas se reuniram no palco da Arena Dicró, espaço cultural que a organização é cogestora com a Secretaria Municipal de Cultura há 7 anos, com outras dezenas de mulheres para se questionarem juntas sobre a baixa adesão de projetos artísticos protagonizados por mulheres nos editais públicos de residência de curta duração do equipamento.

O franco debate público ali iniciado foi a primeira edição do programa Mulheres Protagonistas que no seu primeiro ano realizou cerca de 15 atividades e mobilizou mais de 500 pessoas, contando com espetáculos e oficinas em parceria com a unidade Ramos do Sesc Rio e com espaços de diálogos com Taísa Machado, criadora do AfroFunk; Nega Giza; e Eliana Silva, curadora do Festival das Mulheres do Mundo no Brasil, entre outras.

Na edição de novembro, que acontece no sábado, dia 09, a organização contará com duas novidades. A primeira será uma reunião de empreendedoras para Feira Mulheres Protagonistas, agenda que receberá toda infraestrutura para elas exporem seus produtos e/ou serviços no local.  A segunda é que a programação será em formato de festival com convidadas variadas e oficinas, aula de dança, painel e show de encerramento.

“A gente está muito emocionada com essa construção e montamos a programação do festival com muito carinho, mobilizando mulheres inspiradoras para compartilharem suas experiências de protagonismo nas artes e na vida” diz Isabela Souza, diretora do Observatório de Favelas. 

Priscila Rodrigues coordenadora de comunicação da instituição complementa “faz muito sentido estarmos mobilizadas por essa programação. A equipe do Observatório de Favelas hoje é majoritariamente feminina (63%), jovem (57%) e negra (62%). Além disso, o protagonismo feminino também se manifesta nos espaços de liderança. Atualmente, três das quatro pessoas que compõem a diretoria são mulheres e cinco das sete coordenações são ocupadas por mulheres”.

FESTIVAL MULHERES PROTAGONISTAS

Sábado, dia 09 de novembro

Horário: das 11h às 21h

Local: Arena Carioca Dicró (Avenida Braz de Pina, Parque Ary Barroso, s/n. Entrada pela rua Flora Lobo)

Entrada gratuita. 

Classificação livre

Recreação infantil durante todo o dia

Informações: 21 3486-7643

PROGRAMAÇÃO

11h – Aulão na Rua | Aulão de Yoga

13h – Mulheres empreendedoras | Oficina de finanças pessoais para mulheres empreenderoras com Ludmyla Oliveira

14h – Ginecologia Natural | oficina de autocuidado: terapia menstrual com Edneide Silva

15h – Dinheiro Rosa | oficina de pequenos reparos com Clésia Maria

15h30 – Aulão de danças Árabes | oficina de dança do ventre com Lu Bittencourt

16h – Painel | Guilhermina Augusti – Pâmela Carvalho – Gisele Jacob : com mediação de Ana Gualberto 

18h – Nano Palestra | Zélia Peixoto fala sobre experiência ASA

18h30 – Encerramento | Sapagode 

E paralelo a todas as atividades teremos recreação infantil, Feira Mulheres Protagonistas e exposição “Mulheres Protagonistas – nossa alcatéia”.
Mais informações no evento: https://www.facebook.com/events/661673591030913/