...
Search
EN PT ES

CULTURAS DE PERIFERIA

Culturas de Periferia é um projeto que abriga ações de formação, intervenção artística e pesquisa cultural nos bairros de Santa Cruz, Bangu, Campo Grande e Guaratiba, localizados na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Estes bairros são, assim como a Zona Oeste, pouco conhecidos em sua diversidade artística e cultural, e geralmente considerados como espaços de carência material e simbólica. Todavia, as narrativas recorrentes sobre a Zona Oeste não condizem com as experiências em realização nesta região da cidade. 

O projeto Culturas de Periferia – realizado pelo Observatório de Favelas – identificou diversos espaços dedicados à produção e à difusão de atividades artísticas, culturais e patrimoniais nos bairros que compuseram o seu escopo espacial. Foram também inventariadas diferentes de formas de organização e múltiplos processos de criação que reúnem potências para ampliar os saberes e fazeres no âmbito da produção cultural e artística, destacando-se inclusive o protagonismo de jovens campo da inventividade e fruição estética. 

Considerando as potências artísticas e culturais e, sobretudo, a mobilização dos jovens na região da Zona Oeste, nosso Projeto tem como um dos objetivos criar condições de ampliação de repertórios conceituais, metodológicos e técnicos que favorecessem a capacidade de invenção, organização e comunicação da produção artística e cultural por parte dos atores locais. Para tanto, foi realizado um curso de formação com 40 horas aula voltados para formação conceitual e metodológica, associado a experiências práticas de produção cultural que culminaram na realização do festival Skambal – Trocas Culturais, além da realização do Seminário “Economia Criativa: Turismo e Cultura na Zona Oeste do Rio de Janeiro”. Em paralelo à formação e a experimentação metodologias de produção cultural, também foi realizada uma pesquisa qualitativa com realizadores culturais, sobretudo para o reconhecimento das potências trabalhos em curso e sua contribuição para a formulação de políticas públicas situadas no território. (2016)

 

– CULTURAS DE PERIFERIA 2
O objetivo do Culturas de Periferia é formar 20 jovens de duas regiões administrativas da Zona Oeste carioca em produção cultural e pesquisa sociocultural, seguindo os moldes da metodologia do projeto Solos Culturais de empoderar e dar visibilidade aos jovens moradores de áreas de baixa renda e difícil acesso aos equipamentos culturais e serviços públicos. Publicar um ebook com os resultados da pesquisa empreendida nas regiões em tela, além de um guia cultural com as práticas culturais locais. Em 2017, foi realizado um processo formativo em produção cultural e o inventário cognitivo de práticas culturais de periferia.

A edição contou com 53 candidatos para as 25 vagas oferecidas (47% a mais que na última edição), com 9 evasões. No que se refere aos resultados qualitativos, é possível dizer que o principal resultado foi a realização do mapeamento inédito das práticas culturais de periferia na região. Tal mapeamento gerou um mapa digital e um aplicativo, que promove visibilidade ao território e aos coletivos. Não há dúvidas sobre o saldo positivo do trabalho feito e que segue em desenvolvimento com os alunos-replicadores, que além dos conteúdos e rede de contato adquirida estão mais motivados e empoderados para realizarem suas ações e as daqueles que estão ao seu redor, valorizando todo o ambiente sociocultural da Zona Oeste. (2017 2018)

Ebook Culturas de Periferia 2: https://of.org.br/wp-content/uploads/2018/05/OBSERVATORIO-DE-FAVELAS-CP2-EBOOK-ilovepdf-compressed.pdf

 

– CULTURAS DE PERIFERIA 3
Em 2022, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através dos eixos Arte e Território e Políticas Urbanas, realizamos a terceira edição do projeto Culturas de Periferia, um programa de pesquisas e formações no contexto das práticas culturais e expressões artísticas de favelas, periferias e subúrbios cariocas que confirmam que é possível pensar cidades tendo estes territórios, suas/eus moradoras/es e suas estéticas na centralidade do processo de superação das desigualdades e do fortalecimento da democracia.

Nesta edição ampliamos o alcance geográfico das atividades do programa que materializou o curso Engenharia de Produção Cultural – Como práticas de gestão podem impactar territórios? para gestores culturais das zonas Norte e Oeste e uma pesquisa sobre práticas artísticas afrodiaspóricas da cidade do Rio de Janeiro, como as rodas de samba protagonizadas por mulheres, as rodas de rima, as feiras étnicas e os slams. Como culminância dos dois movimentos, realizamos uma publicação digital e um seminário presencial, além de termos impresso materiais que difundem o conjunto das construções. Neste contexto, durante mais um ano, a Arena Dicró acolheu o Curso Engenharia de Produção Cultural – Como práticas de gestão podem impactar territórios?, realizado no âmbito do projeto Culturas de Periferia em parceria com o de Bacharelado em Engenharia de Produção com ênfase em cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

No Ebook Culturas de Periferia 3 compartilhamos publicamente os percursos e seus resultados, bem como contribuições de pessoas fundamentais para essa edição do programa. As pessoas leitoras encontrarão as sínteses (em palavras, registros fotográficos e mapas) da pesquisa e o compartilhamento de conceitos e debates que estão na ordem do ser, do viver e do fazer que partem de perspectivas interseccionais étnico-raciais, de gênero, de sexualidade e de território. Em seu conjunto, o material humaniza, racializa, mulheriza, territorializa e transgeneriza as intersecções dos campos do pesquisar, do produzir, do gerir e do engenhar cultural; e resgata, sistematiza e edifica a interseção entre as diversidades que inventam formas de gerir e fazer cultura e vida nas cidades. (2022)

E-book Culturas de Periferia 3: https://observatoriodefavelas.org.br/wp-content/uploads/2023/01/CulturasDePeriferia3.pdf